Gastronomia Infantil: um negócio com grande rentabilidade

Um convite, com um grande desafio, me deixou apreensiva e preocupada: participar de um seminário direcionado a gastronomia infantil, com “inovações em cardápios salgados para festas infantis” sendo que meu forte sempre foram os doces, principalmente os ligados a chocolate.

Após muita insistência da organização do evento aceitei o convite e preparei uma palestra

Ana Maria Tomazoni falando sobre a inovações em cardápios salgados para festas infantis

focando produtos brasileiros de preferência naturais e orgânicos com procedência. Objetivamos também, ao serem servidos e degustados, aguçar os cinco sentidos e atentar para os benefícios nutricionais.

O 2º Seminário de Gastronomia para Buffets e Festas Infantis, aconteceu simultaneamente com a Expo Parques e Festas, no Expo Center Norte em São Paulo, nos dias 17 e 18/06/11, com público do Brasil todo e presença marcante das regiões Norte e Nordeste, além alguns argentinos, uruguaios etc.

O objetivo foi atender a demanda dos profissionais do mercado de buffets e festas infantis que procuram por atualização profissional no setor de alimentação e gastronomia direcionado exclusivamente às festas infantis. O evento também ofereceu apresentações práticas para os participantes desenvolverem suas habilidades culinárias.

A chef, junto com participantes, ao lado de mesa decorada

As mesas foram montadas com temas infantis com inúmeras sugestões, e, após os devidos registros, tudo foi degustado pelo publico participante. A mesa continha desde docinhos criativos, Cup Cakes, salgados e sanduíches animados (decorados), Brigadeiros diferenciados e muito mais.

Na palestra colocamos a preocupação com algumas doenças, hoje comum entre as crianças, como obesidade, alergias, diabetes, intolerância a lactose, glúten entre outros. Os hábitos alimentares das famílias após a industrialização mudou consideravelmente, principalmente em relação ao consumo de alimentos naturais e mais saudáveis como frutas, verduras e legumes, a ingestão de água no decorrer do dia, atenção à mesa, refeições com a família e atenção a si próprio.

Colocamos a importância do consumo dos alimentos tipicamente brasileiros. No Brasil, com o clima tropical, temos variedades de frutas, verduras e legumes o ano inteiro. Valorizar o alimento natural, bom, limpo e justo conhecendo hortas próximas às comunidades locais proporcionará uma vida mais saudável. Isso precisa fazer parte de nossa vida, de nossa rotina e darmos exemplo começando pelas festas e terminando na lancheira das crianças.

Cito a obra Historia da Alimentação no Brasil, de Câmara Cascudo (1983, p. 48), que afirma: “nenhuma outra atividade será tão permanente na história humana como a da alimentação. O ato de comer faz parte da vida humana é um produto da atividade social em qualquer tipo de organização societária”. Estamos perdendo essa referencia a cada dia que se passa.

Acreditando no grande negocio que é a gastronomia infantil e a influência das festas infantis, como educadora, não podia deixar de propor ações educativas partindo do momento das festas e “curtindo” com os amigos, acreditando em momentos ímpares, para influenciar em futuros hábitos alimentares saudáveis, como por exemplo: prestar atenção (usando os sentidos) nos alimentos ingeridos, mastigar corretamente, desfrutar do prazer que o sabor dos alimentos pode proporcionar.

Algumas de nossas sugestões foram sanduíches alternativos com soja e carne, ou com casca de banana verde, tortinhas de mesocarpo de babaçu com recheio de palmito, maionese de inhame, escondidinho no copinho decorado. A aceitação, do público presente à palestra, foi imediata e com muitos pedidos para mais receitas e orientações com base nos alimentos da época (sazonais) e da nossa terra BRASIL!

 

About these ads

Uma resposta em “Gastronomia Infantil: um negócio com grande rentabilidade

  1. Pingback: Gastronomia Infantil: um negócio com grande rentabilidade – idnews

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s